domingo, 12 de agosto de 2012

Inspiração de Istambul

Além de muita cultura e energia positiva, Istambul também contribuiu para inspriação de alguns modelos....Inspire-se com um pouco de moda vinda da Turquia... A têndência é simples e COLORFUL











Ah já estava esquecendo...essa música aqui estava bem popular por lá... Ouvi dizer que elá é a Amy Winehouse da Turquia...Vale a pena ouvir e ver as fotos...*** Inspiração extra !!!


-------------------------------
By Le Juh

City Tour: Istambul

Istambul é o nome dado à antiga Constantinopla, que foi a última capital do Império Romano do Oriente. Em 330, o imperador romano Constantino mudara o antigo nome de Bizâncio para Constantinopla. Após queda de Roma em 476, a parte oriental do império ainda se manteve de pé até 1453, quando os turcos otamanos tomaram a cidade. Mudaram seu nome novamente, chamando-a de Istambul. Foi o fim do que restara do Império Romano. 



O fundador do Império Otomano foi Otmã; por isso o nome Otomanos. Em meados do século XII, os turcos otomanos (originários do Turquestão, perto da Mongólia) emigraram para o sudoeste, fixando-se na Ásia Menor entre os turcos seljúcidas e abraçaram o islamismo, que já fazia parte daquela cultura. Os turcos otomanos invadiram a Europa atravessando o estreito de Dardanelos, no lado esquerdo do Mar de Mármara. 
 


Uma vez que eram islamitas e não cristãos, a primeira atitude dos turcos ao tomar Istambul foi deixar claro que a sua religião seria imposta ali. Assim, sua primeira ação foi transformar em mesquita a famosa igreja católica Santa Sofia, construida por ordem de Justiniano em 537. As mesquitas são os templos muçulmanos e sempre têm pelo menos um minarete (torre), com uma ou mais varandas. 



A fascinante Istambul fica no estreito de Bósforo, que separa os mares Negro e Mármara e os continentes da Europa e Ásia. Ha uma ponte ligando os continentes, ou seja, de um lado dessa ponte estamos na Europa e, do outro, na Ásia. Há uma placa no meio dela dizendo "Welcome to Asia" e "Welcome to Europe". Uma outra maneira fácil e agrádavel opçâo de "saltar" de um continente para outro é tomar um barco-ônibus que vai e vem entre as margens européia e asiática, permitindo-nos apreciar palácios, fortalezas e antigas residências de madeira.



Além de uma história que parece fazer parte do cotidiano de Istambul, a cidade tem uma energia espetacular e  além de um povo cativante.  Quando embarquei para essa viagem o sentimento era um mix de curiosidade mas também de apreensão pois eu tinha minhas dúvidas quanto a cidade em sí para um tour de 5 dias... Bom, minha expectativas foram superadas... Além de muita história, Istambul tem restaurantes excelentes, museus e todas aquelas mesquitas que tem uma energia super diferente de qualquer outra coisa....


Istambul é considerada a capital cultural da Turquia e também a cidade turca onde a presença da cultura ocidental é mais forte. Para a riqueza cultural da cidade contribui decisivamente a tradição de encontro e fusão entre Ocidente e Oriente, presente desde praticamente a fundação da cidade — por exemplo, um dos mercados de livros mais antigos do mundo é o Sahaflar Çarşısı, o qual existe no mesmo local desde o período bizantino. Este mercado encontra-se na zona de Beyazıt, perto do local onde se erguia o Fórum de Teodósio e ali se encontram muitos livros históricos e raros.














Capuccino em Istambul a caminho da Galata Tower



















Cores inspiradoras de Istambul










Dicas da Le Juh:

Se você pensa em visitar Istambul não deixe de ir nesse Café que encontramos por lá chmado CAFEMESE. Vale muito a pena...












Além de tudo ser muito organizado e um lanche gostoso que chamou nossa atenção olha só o look show da garçonete....


-----------------------------
By Le Juh